segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Concurso Latinoamericano de Cosplay: Seletiva A.M.G//Con.


O Concurso Latino-americano de Cosplay, nova competição que irá eleger os melhores cosplayers da América Latina, já começa a divulgar as primeiras informações a respeito de suas eliminatórias.

Inicialmente, nove países irão participar do CLC, sendo estes: Argentina, Brasil, Chile, México, Panamá, Costa Rica, Equador, Colômbia e Venezuela , onde duplas serão escolhidas em eventos locais para a grande final que irá escolher os melhores cosplayers latino-americanos.

Na primeira edição do evento a final ocorrerá na Venezuela, mas o objetivo é que um país participante sedie a final a cada ano, sendo este escolhido através de sorteio realizado pela organização da competição.

A Yamato Comunicações, responsável por eventos como Anime Friends e Anime Dreams, irá utilizar o sistema de eliminatórias em 12 eventos espalhados pelas diferentes regiões do país, para escolher a dupla que representará o Brasil na grande final. Para isso a Yamato criou o YBC - Yamato Brazil Cosplay -, onde utilizará regras semelhantes às do Yamato Cosplay Cup e o Circuito Cosplay. Um dos 12 eventos é o A.M.G//Con. que sediará uma seletiva no dia 11 de outubro de 2008 (1º dia de evento).

Na final, as regras serão, na grande maioria, semelhantes às das competições nacionais, mas com algumas alterações, por se tratar de uma competição internacional.

Destacamos algumas destas regras abaixo:
- Só é permitida a apresentação com cosplays de origem em animes, mangás ou games.
- É vetada a participação de crossplayers (usar cosplay do sexo oposto ao do cosplayer)
- As apresentações deverão ter de 1:45 minutos até no máximo 3:00 minutos.
- A idade mínima para a participação é de 16 anos.
- Não é permitida a ajuda de terceiros, apenas a dupla deverá estar presente no palco.
- É proibido o uso de linguagem obscena, nudez parcial ou total.
- Não é permitido utilizar armas confeccionadas em metal ou vidro.
- Os diálogos deverão ser feitos em português ou espanhol, e o áudio deve ser gravado previamnete, pois não será permitido o uso de microfones.
- É permitida a apresentação de vídeo durante a apresentação, que será exibido em um telão situado no fundo do palco.
- Fica proibido o uso de efeitos especiais com água ou fogo. No caso do uso de confete, serpentina, papel picado ou outros semelhantes, estes deverão ser retirados pela dupla no final da apresentação.
- O uso de cénarios é permitido, desde que o mesmo seja montado e retirado pela dupla, sem ajuda de terceiros.


As apresentações serão julgadas por três juízes, que darão os pontos conforme os cinco quesitos, os quais terão pesos diferentes na nota final:
- Confecção do cosplay: 40%
- Fidelidade: 15%
- Apresentação: 30%
- Material de apoio: 10%
- Reação do público: 5%

Mais informações no site oficial: www.clcsite.com
ou no site www.cosplaybr.com.br

Nenhum comentário: